quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ele perdeu a visão aos 30 anos...


E venceu as limitações com Cristo!


Com 30 anos ficou totalmente cego devido ao Glaucoma

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor". 1 Coríntios 13:13

Num mundo globalizado, os obstáculos vão além da competitividade, atingindo os níveis da limitação e do preconceito. Mas para Wanderson, a deficiência visual não o impediu de sonhar e prosseguir.

Com sua fé firmada em Deus, juntamente com sua família, tem conquistado bênçãos e sido um exemplo de determinação e superação.

Recém nascido, foi diagnosticado portador de uma enfermidade denominada *Glaucoma, que o impossibilitou até os 30 anos de dirigir um carro, por exemplo. Apesar disso, realizava atividades elementares e ainda podia ministrar o louvor na igreja que frequentava, tocar instrumentos musicais e trabalhar.

Casou-se aos 24 anos e foi pai antes dos 30. Com o agravamento da doença, precisou aposentar-se muito cedo, e passou a trabalhar informalmente, vindo a perder por completo a visão em julho de 2007.

Como estava na informalidade, a crise financeira acentuou-se na família e ele percebeu que teria que se destacar em algo para reverter a situação. Retomou os estudos, usando o Braile (sistema de leitura com o tato para cegos), concluindo o Ensino Médio.

Comenta que foi difícil, dado que não há nada adaptado para o cego, os livros são escassos e há pouca publicação disponível em Braile, mas apesar das dificuldades, considerou ter sido uma etapa tranquila, comparada com a atual.

Wanderson estuda Direito na faculdade Estácio de Sá – BH/MG. Além dos obstáculos mencionados anteriormente, o curso escolhido, requer muita leitura, o que tem sido muito difícil, visto que a maioria dos livros não é codificada em Braile.

Ele também busca a inserção no mercado de trabalho, estudando inclusive para concurso público.

Agradecido, o levita diz que a Igreja Batista Getsêmani ofereceu a ele e sua família toda estrutura necessária para que pudessem buscar a Deus. Seus filhos foram bem acolhidos no Get Kids, sua esposa identificou-se muito com a Classe das Mulheres e ele com a Classe dos Homens.

"Tenho toda a estrutura necessária na Getsêmani, os diáconos são bem preparados, os professores..., me sinto acolhido aqui.” Diz ele.

Wanderson comenta que devido a sua condição momentânea, pode cultuar ao Senhor Jesus, sem se preocupar com interferências durante o culto.

Antes de perder a visão, preocupava-se com afazeres inerentes ao bom andamento da reunião, já que cuidava do som da igreja e não participava integralmente das ministrações. Hoje, segundo ele é desprovido de preocupações para louvar ao Senhor.

Cheio de fé, acredita que um dia verá novamente: “Se você não acreditar no milagre, quem é que vai acreditar? Não existe outro recurso que não seja o Senhor Jesus. Temos que estar apegados integralmente a Ele, assim conseguiremos reverter qualquer situação.”

Ele salienta que sua esposa foi e é sua maior incentivadora, estando todo tempo ao seu lado ministrando palavras de ânimo e apoio Desse exemplo de fé e determinação, pode-se dizer o sol e a chuva vêm sobre justos e injustos, mas o diferencial é quando não perdemos a fé, a esperança e o amor, ingredientes fundamentais na superação dos inúmeros obstáculos que se apresentaram, mas que foram transpostos por Wanderson e sua família para a glória de Deus!

Wanderson Gonçalves Guimarães é esposo Edilaine Gonçalves e pai de Samara e Nicolas. Membros da Igreja Batista Getsêmani.

*Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como conseqüência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. O glaucoma congênito (forma mais rara) acomete os recém-nascidos e o glaucoma secundário é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas, etc.

Wanderson Guimarães

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Filipenses 3: 1 - 21

Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês.

Cuidado com os cães, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão!

Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne, embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais:

circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.

Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.

Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.

Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.

Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá.

Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.

Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos.

Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo.

Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas.

A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.

domingo, 27 de novembro de 2011

Por que ser membro dela...



A Igreja hoje


É maravilhoso ser membro da Igreja de Jesus Cristo! Ele prometeu, durante seu ministério na terra, que edificaria sua Igreja. A Igreja teve seu início miraculoso com a descida poderosa do Espírito Santo e continua crescendo com sua atuação regeneradora. Ninguém faz parte da Igreja de Jesus Cristo sem nascer do Espírito. Ela é um povo exclusivo de Deus, foi escolhida livremente pela sua graça antes da fundação do mundo e existe inteiramente para sua glória e prazer.

A palavra “invisível” descreve a Igreja universal. Parece infeliz porque sugere uma idéia platônica, isto é, que a Igreja pode existir sem uma expressão visível. Os Reformadores desenvolveram esta descrição para manter o princípio, contra Roma, de que a Igreja está fundamentada na graça livre de Deus. Foi assim que os apóstolos enxergaram o povo redimido – do império das trevas – e transportado para o Reino do seu Filho amado. Somente Deus sabe quem realmente lhe pertence; portanto, invisível para nós.

Para se tornar parte da Igreja, a Bíblia exige confissão pública, normalmente no batismo, e uma fé genuína na ressurreição histórica de Jesus dentre os mortos. Não há garantia de que os que confessaram o nome do Senhor e “creram nEle” foram realmente regenerados. A confirmação da fé salvadora de um membro da Igreja de Jesus Cristo vem através do amor de Deus derramado nos corações dos salvos e a perseverança no caminho. Declara o autor de Hebreus: “Pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio” (3.14 – NVI).

A Igreja é um templo, disse Paulo, querendo dizer com isso que Deus habita no meio de sua família na terra, tal como habitava no Santo dos Santos no templo de Salomão. Para Pedro, a Igreja é representada por uma casa espiritual edificada com pedras vivas porque chegaram à Pedra Viva (Jesus). A Igreja é um campo com plantas (pessoas) que têm qualidades que o Espírito desenvolve para demonstrar seu amor: “alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gl 5.22,23).

A Igreja ganhou o título de família de Deus pelo fato de que Ele adotou os membros como filhos. A fraternidade dos “irmãos” da Igreja deve ser uma expressão do relacionamento familiar que une os que gozam do direito de fazer parte dessa nova “raça eleita”. Ela também é um “novo homem” com ambições distintas dos homens da raça de Adão e Eva.

Tristemente, não podemos concordar com todas as posturas de todos os líderes humanos que pastoreiam mais de um milhão e meio de igrejas locais no mundo inteiro. Alguns deles ensinam doutrinas antibíblicas e promovem práticas opostas às que Deus propõe para sua Igreja. A infidelidade dos membros não nega a finalidade de Deus em resgatar pecadores das garras satânicas, dando-lhes vida pela graça recebida por fé. Deus “nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença” (Ef 1.4).

Ortodoxia doutrinária que produz igrejas que apresentam a imagem de Cristo não pode ser definida com absoluta precisão. No entanto, o alvo que Paulo declarou para os colossenses deve ser a ambição principal de todos os que amam ao Senhor Jesus de verdade. “Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo” (1.28). Foi o mesmo interesse que Jesus teve logo antes de sua ascensão: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo que eu lhes ordenei” (Mt 28.19,20).

CONCLUSÃO
As aberrações doutrinárias e desvios nas práticas comprovam a vulnerabilidade da igreja no mundo pós-moderno. Jesus estava consciente do perigo que a igreja correria quando levantou a questão da fé existir ou não na terra quando Ele voltar. Como a igreja de Laodicéia, que não reconhecia sua condição miserável, digna de compaixão, pobre, cega e nua, as igrejas contemporâneas são suscetíveis às tentações mundanas e a viverem longe dos alvos do seu Senhor. Que Deus graciosamente mostre misericórdia para com sua Igreja, enviando líderes e membros comprometidos com as ordens que Ele passou para ela através de seus apóstolos e profetas há dois mil anos.

Russel Shedd

sábado, 26 de novembro de 2011

Santidade ao Senhor




Porque Deus não nos chamou para a impureza,
mas para a santidade.

1 Tessalonicenses 4:7

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O Evangelho de Cristo



"Quem crê no filho tem a vida eterna, já quem rejeita o filho, não tem a vida..." João 3.36


O evangelho não é água com açúcar, nem brincadeira. Cristo considerou sua mãe e irmãos aqueles que O obedecem e O seguem. Quem crê em Jesus é filho, quem não crê é criatura.

Jesus foi rejeitado pelos judeus, pelos romanos, pelos seus irmãos e ainda hoje é assim . Foi Deus quem fez as sementes, quem nos dá os grãos, o alimento e as pessoas fazem festa para são João, santo Antônio, atribuindo as benevolências do Senhor a santos feitos por mãos. "Todas as coisas foram criadas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez."

Minha mãe se arrastava como cobra no chão, meus irmãos todos fumavam, minha casa estava em trevas, mas quando levei Jesus para nossa casa, as imagens de escultura saíram, meus irmãos pararam de fumar, minha mãe foi liberta. Quando Jesus entra na nossa vida há uma transformação, há vida. Entretanto muitos querem o Senhor Jesus apenas pelo que Ele pode dar. Jesus disse: “vocês andam atrás de mim por comida e bebida, porque multiplico pão e peixe, mas a comida que vocês comem, feita pelos homens entra pela boca e transforma-se em fezes, porém a comida que eu vos dou é para a vida eterna”.

Se você tem Jesus, você tem a vida eterna. “O Justo viverá pela fé” Fé em quem? Numa ferradura, numa espada de são Jorge, num feitiço na esquina? Isso não é fé, isso é ignorância. “Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” Hb 11.1.

O mais importante pra Deus ao olhar pra nós, não é a nossa posição social, o nosso curso superior, os bens que possuímos. Meus filhos não me impressionam com diplomas, com carros, com diplomas, etc; eles me impressionam quando me respeitam e fazem o que me agrada.

As pessoas são insaciáveis, não há dinheiro que sustenha a ganância do homem, porque o mesmo pensa em sua vida apenas nessa terra, mas estamos indo para Canaã Celestial .

Glória a Deus porque Jesus ressuscitou! Está escrito no túmulo onde Jesus foi colocado. “Ele não está aqui, Ele está vivo!”

Cristianismo é coisa séria, é ser seguidor de Cristo – pequeno Cristo. Tenha temor de Deus, haja como um seguidor de Cristo.

Pr. Jorge Linhares

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Não há ninguém como Tu...



Não há ninguém como Tu
Não há ninguém como Tu
Incomparável, totalmente desejável

E eu me prostro diante de Ti
Eu me prostro diante de Ti
Por tudo que Tu és, eu me rendo aos seu pés
Teu perfume me atrai
Teu olhar me seduz
Tuas mãos me afagam
Teu amor me satisfaz

Jesus, não há ninguém como TU
Não há ninguém como Tu
Incomparável, totalmente desejável

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dedo de Deus...



Todavia, como está escrito:

"Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu,
mente nenhuma imaginou o que Deus
preparou para aqueles que o amam"...

1 Coríntios 2:9

Perder Jesus


Em Lucas 2.39-52, são relatadas duas coisas importantes: a primeira é que os pais de Jesus, morando em Nazaré, não perdiam a bênção de estar em Jerusalém, por ocasião da festa da Páscoa. A segunda é que após o ritual da maravilhosa festa, retornaram o caminho de um dia de viagem e deram pela falta do menino Jesus que acabara de completar doze anos. Perderam Jesus. Como é triste perder. E onde o acharam? No Templo entre os doutores da Lei.

No bairro onde moramos, vez por outra damos comum a faixa, anunciando o sumiço de um cachorro de estimação. Nos postos de pedágio, freqüentemente recebemos o recibo de pagamento, anunciando que se perdeu um ente querido. Ninguém gosta de perder, ainda que seja uma moeda de 5 centavos.

Agora pense bem, o que significa perder Jesus, que tem um valor tão grande, imensurável?

Consideremos a dor de perdermos Jesus:

Na vida

“O que adianta ganhar o mundo todo e perder a alma?”

É o caso de Templeton, companheiro de quarto de Billy Graham. Vendo na capa de uma revista uma africana com uma criança morta nos braços, vítima de uma seca devastadora no seu país, o servo do Senhor começou a duvidar da Palavra de Deus e principalmente, da misericórdia de Deus.

Abandonou o púlpito, a Bíblia, voltou a trabalhar para a revista de Esportes e acabou seus dias no Canadá.

O escritor americano Lee Strobel, no seu livro “Quando Jesus entrou em Jericó”, se refere a Lucas 18, quando Cristo se encontrou com um jovem rico. Prostrado aos pés de Jesus, abre o seu coração, e pergunta: “O que farei para herdar a vida eterna?”.

O Senhor Jesus coloca diante de seus olhos o preço: “Venda tudo, dê aos pobres e depois, vem seguir-Me”. O moço retirou-se triste, não gostou do preço por ser muito rico.

E, o último retrato que a Bíblia guarda deste jovem é o RETIROU-SE triste. Ficou com as riquezas do mundo, mas perdeu Jesus, um BEM muito maior.

Em casa

Em nossa igreja, no armário dos diáconos existem várias Bíblias e que não são procuradas. Ora, a Bíblia é para ficar em casa iluminando a família.

A Bíblia é substituída por jogo, comunhão da família, móveis sofisticados, novelas, fins de semana ou feriados, por encontro de amigos e assim, o Culto Familiar fica esquecido, os filhos crescem sem estar em terras longínquas. Sem Jesus e a Sua Palavra a casa fica vazia. A luz do Senhor fica debaixo do velador. A luz do céu não brilha tudo é escuridão, tristeza e morte. Nos dias do rei Josias, a nação judaica enfrentava uma das mais terríveis crises. O povo estava longe de Deus. A idolatria dominava e, os crimes e furtos se multiplicaram. A nação estava falida. Por que tanto pecado e uma crise tão avassaladora?

O Livro da Lei foi guardado e esquecido na casa de Deus. Qual é o valor do maravilhoso Livro de Deus sepultado entre os escombros da abandona da Casa de Deus?

O povo ficou na escuridão, sem direção e o poder dos mandamentos, sem os salmos e as exortações do Senhor. Os pais de Jesus perderam o Filho na casa de Deus. Para encontrá-lo não foi fácil, mas, afinal, encontraram-No. Onde? Na casa de Deus. Que tristeza para o coração de Jesus, quando o crente esconde a Luz da Palavra. O nosso lar fica nas trevas, não há paz nem alegria, louvor, e por quê? Falta o essencial, a Palavra de Deus, que é luz, paz e amor para nossa casa.

Os pais de Jesus acharam o Filho no Templo, e é no templo da igreja que você encontrará no Senhor, os irmãos na fé.

Você crescerá espiritualmente e junto com os irmãos podemos louvar a Deus e promover o crescimento do Reino.

Pr. Enéas Tognini

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Todos Os Meus Dias...



Proclame seu poder incrível
Fale de seus poderosos feitos
Declare seu futuro Reino
De paz eterna

E os meus olhos, olham para Ti
E eu sou capturado por sua majestade

Todos os meus dias
Cantarei da sua grandeza
Todos os meus dias
Falarei da sua graça
todos os meus dia
Direi do seu maravilhoso amor
Seu amor em minha vidaSeu amor

Todos os seus atos dar-te-ão louvor
Seus filhos bendizem seu nome
Falamos de toda sua bondade
Andamos em campos de graça

Josué 5.12-15


Os primeiros capítulos de Josué guardam a história de grandes acontecimentos que se passaram com o povo de Israel.

Saiu do Egito na gloriosa libertação da escravidão de seus algozes.
Quarenta anos arrastando-se no deserto do Sinai.

O povo de Deus chega às planícies de Moabe. Arão e Miriã já passaram para o Senhor. Moisés alcança 120 anos. Por sua desobediência, Deus não lhe permite passar o Jordão. Sobe o Monte Nebo, avista a suspirada Canaã e tomba como soldado vitorioso.
Josué, o valoroso soldado, servo de Moisés, assume o comando do povo de Deus. Passou o período das lágrimas. O povo se prepara para atravessar o Jordão que transborda em suas margens.

Veio a ordem de Deus para se organizarem e atravessarem o famoso rio. Os sacerdotes na frente. Carregam a Arca da Aliança e o povo arregimentado vem atrás. Quando os pés dos sacerdotes que carregavam a Arca, tocaram as águas, elas se abriram. Os sacerdotes chegaram ao meio do leito do Jordão, enquanto o povo passava.

Doze homens, um de cada tribo, cada um tomou uma pedra e já pisavam a terra de seus sonhos e levantaram um altar.
O povo passou a pé enxuto. Todos agora estão unidos e prontos para a conquista.

A primeira grande batalha seria Jericó, a mais temida fortaleza dos cananeus.
Josué está preocupado. Moisés é morto. A batalha está às portas. Quem seria o comandante? Josué sua frio. Dentro dele trava-se preocupante batalha.

Ele é o comandante daquela batalha. Confuso, não sabe o que fazer.
Avista, ao longe, um homem em pé, com uma espada desembainhada na mão. Com medo, mas se aproxima do misterioso soldado. E logo lhe pergunta: “Tu és dos nossos, ou dos nossos adversários? E a resposta foi: nem uma, nem outra coisa, SOU PRÍNCIPE do Exército do Senhor e acabo de chegar. Tira a sandália dos pés, o lugar que pisas é terra santa”. E Josué obedeceu. Ficou calmo, tranquilo.

O comando da batalha não era dele, mas do PRÍNCIPE do Exército do Senhor que acabava de chegar, isto é, presente, trazendo na mão uma espada.

Com a declaração do Homem de Deus, Josué fica tranquilo. O Príncipe do Senhor assume o comando pleno da campanha. O Príncipe do Exército do Senhor, daí para frente, faria o que Josué não conseguiria fazer.
Temos neste episódio, oportunas lições, nós que temos pela frente lutas, problemas que nos afligem como afligia Josué, queremos lutar com nossas forças. Caminhamos para a derrota. Seja o que for, temos que entregar o comando ao Príncipe do Exército do Senhor. Ele irá à frente, abrirá caminho para a nossa vitória. Aprendamos

A BATALHA NÃO É NOSSA mas Do PRINCIPE DO EXÉRCITO DO SENHOR.

Quando aparecer uma enfermidade que nos atormenta, façamos como a mulher do fluxo de sangue há doze anos sofrendo. O problema não era seu, entregou ao Príncipe e foi curada. Josué entregou o seu problema ao príncipe e foi vitorioso. Você deve fazer o mesmo.

O rei Josafá enfrentou um terrível problema: lutar contra três reis poderosos. Era impossível vencê-los. Ouviu a voz de Deus: “Nesta peleja não terás de lutar”. Deus lhe dizia ao coração: Josafá, a peleja é MINHA. No meio, cânticos e veio-lhe a vitória.

O rei Ezequias enfrentou a prepotência e a blasfêmia de Senaqueribe, rei da Assíria. Simplesmente passou ao PRÍNCIPE o comando e Deus lhe deu a vitória.

http://www.batistadopovo.org.br/

Pr. Enéas Tognini

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Confessando os pecados...


“Porque todos pecaram e carecem da glória da misericórdia de Deus.” Rm 3.23


“... Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não encobri.” Sl 32.1-5.

Davi mesmo depois do pecado continuou sendo um homem segundo o coração de Deus. Por quê?
Porque ele não era presunçoso. Davi não tinha dificuldades de se quebrantar, de admitir que errou.

Por natureza queremos sempre justificar nossos erros. Davi e Moisés eram homens quebrantados. Diante dos seus erros eles se humilhavam. A Bíblia diz que Moisés foi o homem mais manso da Terra e que Davi era um homem que se humilhava diante do Senhor.

O pecado fez com Davi adoecesse. Muitas pessoas se acostumam com o pecado. Tem gente que acostuma até com mau cheiro, com um fogão com problema, com uma porta empenada, com uma televisão que não funciona direito...

As pessoas sempre arrumam um jeitinho para o erro e se adaptam ao pecado. As justificativas sempre são usadas e de-repente se vêem como numa areia movediça.

Isso aconteceu com Davi ao adulterar com BateSeba. A duplicata do pecado é muito cara! O resultado desse pecado foi a morte. Davi não apenas adulterou como matou um homem. Para se safar do seu erro, Davi foi malicioso, com aparência de piedade apunhalou Urias.

Existem pessoas que se devem alguém até adoecem, a consciência não as permite ficarem tranquilas e também existem pessoas que não estão nem aí diante do mal que podem ter feito a alguém. A Bíblia diz que uma hora Ele quebranta essas pessoas.

Davi chorou, jejuou se quebrantou diante do seu erro. Ele passou por muitas lutas, aflições, decorrentes do seu erro e nunca mais cometeu o mesmo erro.

Pecado é ferir a Deus com consciência, é atrasar, é atrapalhar a obra de Deus! Nunca vi um pastor que tenha cometido um pecado e depois de cometê-lo continuar ser a mesma pessoa.

É muito difícil ser um homem santo, mas é muito mais pesaroso manter-se santo. Muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Para a salvação todos são chamados, para servir a Deus poucos são escolhidos. Quanto maior forem os privilégios de uma pessoa, mais responsabilidades ela terá.

O pecado de Davi tornou-se assunto na nação de Israel, virou assunto nas famílias e fez com o Rei Davi adoecesse. Assim como aconteceu com Davi, não podemos ter a mente cauterizada, nem pecar e agir como se não tivéssemos feito nada.

A Bíblia diz que nos últimos dias as pessoas terão como que um comichão nos ouvidos. Ouvirão a Palavra, mas Ela não produzirá nelas frutos de arrependimento.

As pessoas poderão até pedir perdão, mas não porque querem, mas porque foram obrigadas.

Neemias 1.4-8. Veja essa oração de arrependimento pelos pecados. Neemias confessou os pecados do povo ao Senhor.

Cansei de ver pessoas dizendo: “Se o Senhor mandar eu faço” Mas a pessoa não toma uma postura pessoa. Não se conscientiza do erro.

Porque Neemias confessou os pecados e admitiu o erro, Deus passou a abençoar o povo.
Provérbios 28.13 - ”Quem esconde seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontrará misericórdia.”

Às vezes estamos cuidando de feridas, quando temos que cuidar do sangue que já está contaminado. Existem pessoas que a vida delas é uma descida constante.

Nada dá certo, tudo é complicado e nunca há uma reflexão, uma melhora, porque há ausência de conserto, de reconhecimento do erro, da falha. Se você errou reconheça, não coloque a culpa em Deus pelo seu sofrimento.

“É a insensatez do homem que o leva a ruína, mas o seu coração se ira contra o Senhor. Pv 19.3.

“Confessando os seus pecados eram batizados por Ele no rio Jordão.” Mt 3.6.
Outras referências: Atos 19.17-20; Tiago 5.12-20.

“Sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.” Tg 5.20.

“Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós, se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purifica de toda a injustiça.” I João 1.8 e 9.

Pedido de perdão sem arrependimento verdadeiro não é válido diante do Senhor. Que o Espírito Santo do Senhor nos ajude a não ter a mente cauterizada.

Pr. Jorge Linhares

domingo, 20 de novembro de 2011

O dono da Igreja



"Também eu te digo que tu és Pedro,
e sobre esta pedra edificarei a minha igreja..."
Mateus 16.18


"Para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade" (I Timóteo 3.15)

A igreja em que João batista era o pastor era a igreja no deserto. Esta igreja edificada por Jesus, fundamentada na palavra do Mestre. Cosntruída pelo Senhor, como uma coluna e baluarte da verdade.

É uma doutrina básica do Novo Testamento, que, após a sua ressureição, Jesus foi declarado por Deus como sendo Senhor e Cristo, e que ele foi investido pelo pai com absoluta soberania sobre a igreja que é o seu Corpo.

Ele possui toda a autoridade sobre a sua igreja. Esse é um principio irrevogável e inegociável. É um absoluto de Deus: Jesus é o dono da igreja.A igreja é a expressão mais alta da vontade de Deus na Terra. Jesus é o legítimo dono da igreja, pois ele a comprou com o seu prórpio sangue. Este é o principio básico: não é o pastor que é dono da igreja, mas sim Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores que comprou para si a igreja.

"...a igreja de Deus, a qual ele comprou com seu sangue" (Atos 20.28)

Na igreja do deserto, todos os atos, desde a atividade simples de um único membro, até operações de toda congregação tem de ser testados: Jesus é o Senhor nesse ato, nessa tarefa?

Aprenda mais sobre esse assunto lendo "A igreja no Deserto".

Pr. Jorge Linhares

sábado, 19 de novembro de 2011

O Desrespeito e a desonra



Rm 13.7

As pessoas não se respeitam mais e a coisa está ficando cada vez pior. Não há apreço dos filhos para com seus pais, pastores e líderes. Mas na casa do servo de Deus a situação tem que melhorar cada vez mais. Milhares de cristãos no mundo fazem como os fariseus, pagam seus tributos, impostos, mas estão em grande débito com o respeito e a honra de outrem.

Muitos casais, maridos e esposas se desrespeitam mutuamente. “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.” Hb 13.4. Outros vêm à casa de Deus e esquecem-se de obedecer e honrar seus pastores. Ref: Hb 13.17.

Será que estamos sendo submissos à Palavra de Deus?
O Pr. Mike Murdock diz: “Cuidado quando o seu mentor desistir de você.” Existem pessoas tão obstinadas, desobedientes, que o pastor as entrega nas mãos de Deus. Não existe maior presente para qualquer pastor que o respeito e a honra. Na nossa submissão e posicionamento diante de Deus é que somos abençoados.

1 João 1.9. Todos nós pecamos, mas a todos nós foi dado a oportunidade de reconhecer o erro e confessar Jesus Cristo como o Senhor.

“Sabemos que o mundo inteiro, jaz do maligno.” 1 João 5.19

O mundo inteiro jaz do maligno. A palavra “jaz” é encontrada nas sepulturas e significa: “Aqui dorme confortavelmente fulano de tal” Também significa: “Ser embalado no colo e dormir no colo” . A Bíblia diz que o mundo está no colo do diabo, dormindo como um bebê confortavelmente.

Quando você tenta tirar um bebê do colo da mãe ele grita, berra e no mundo acontece a mesma coisa, muitas pessoas não querem sair do colo do diabo.

Romanos 13,7 e 8 - A carta de Paulo aos romanos nos apresenta a justificação pela fé em Cristo Jesus e quando cremos e obedecemos a Palavra de Deus temos o rumo da nossa vida mudado. O resultado imediato de quem crê é a obediência.

O prazer de quem ama e teme ao Senhor é obedecê-lo. Às vezes passamos o dia inteiro ouvindo um conselho, uma orientação e saímos fazendo as coisas da nossa maneira.
Quem é que está direcionando nossa vida? Os cristãos precisam praticar o que está escrito nesses versículos. Quem crê, teme e obedece.

Então dê a cada um o que lhe é devido. Se amor, amor, se respeito, respeito, se honra, honra, se dinheiro, dinheiro... , não pense que é porque você pediu emprestado ao seu pai ou mãe, que não precisa pagá-los. “Quem rouba seu pai ou sua mãe e diz: “não é errado”, é amigo de quem destrói.” Pv 28.24.

Se você é um filho de Deus, a Bíblia está repleta de promessas e princípios que farão de você uma pessoa bem sucedida.

Pr. Paulo Marciano

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Seja um instrumento nas mãos de Deus


Não se omita, permita-se ser usado pelo Senhor


"Porque se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento doutra parte virá para os judeus, mas tu e casa de teu pai perecereis; " Ester 4.14

Sou muito abençoado através do livro de Ester. O texto relata a história dessa rainha que encontrava-se na posição em que estava, por um propósito genuíno de trazer libertação ao povo judeu.

O Rei Assuero, dominava 127 províncias. Ele era poderosíssimo e dentre seus domínios estava também a nação de Israel.

Um dia esse rei quis mostrar sua glória e convidou para um banquete, autoridades e príncipes para contemplar o seu poder e glória. No auge da festa, chamou a sua esposa; a rainha Vasti, para que todos pudessem admirá-la. Ela era muito bonita.
Mas Vasti resolveu não obedecer ao chamado do rei. Assuero ficou constrangido diante dos súditos e foi compelido a disciplinar Vasti, para servir de exemplo as mulheres do império.

O Rei Assuero a destituiu do cargo de rainha e apregoou um concurso no reino para a escolha de uma nova rainha e uma judia ganhou o concurso.

Entretanto o primeiro ministro; Hamã, não gostava dos judeus e bolou um plano para dar cabo da nação judaica.

Ester tinha um primo chamado Mordecai e diante dessa situação, ele alerta a rainha quanto a sua tranquilidade de estar no palácio enquanto seu povo estava à beira da morte. Ele a alertou dizendo que ela também sofreria as conseqüências dessa perseguição e se de tudo se calasse, se levantaria de outra parte o livramento. Ref: Vs 11

Diante dessa palavra Ester resolveu tomar uma atitude, conclamou um jejum de três dias e se apresentou perante o rei Assuero, revelando sua origem. Ela relatou todo o plano ardil de Hamã contra o povo judeu e contra seu primo Mordecai que seria morto numa forca construída por Hamã.

Diante dos fatos, Assuero mandou chamar Hamã e ordenou que ele fosse morto na forca que este construíra para o primo de Ester.
A rainha foi honrada e o povo de Israel teve a oportunidade de se defender e ser livre.

Talvez você esteja num lugar onde as pessoas se consomem pelas futilidades da vida e entram num caminho de depressão.

Aproveite a oportunidade para levar as Boas Novas do Evangelho.

Existem vidas ao seu redor morrendo, ficando doentes, indo para o inferno e você não se comove, não faça como Ester que num primeiro momento, se omitiu. O nosso papel é dar de graça, o que de graça recebemos.

Veja alguns exemplos de pessoas que foram instrumentos nas mãos de Deus

A serva de Naamã - Leia 2 Reis 5:1-14
A empregada de Naamã era uma escrava sem salário, mas era curada na alma e foi instrumento de Deus para que Naamã fosse curado, ela permitiu-se ser usada pelo Senhor.

O servo de Saul – I Sm 16.18
Saul estava desesperado no palácio, inquieto, opresso e chega até ele um empregado que o aconselha a escutar música – o louvor liberta.

Esse empregado indicou Davi, um rapaz cheio do Espírito Santo, que sabia tocar bem a harpa. Mais tarde Davi tornou-se rei de Israel! Ele entrou no palácio através da indicação de um empregado do palácio do rei Saul.

Existem pessoas que não estão nem aí com os problemas dos outros, olham apenas para o próprio umbigo, são egoístas e amantes de si mesmos.

José do Egito – Gn 37.1-11
José passou por lutas e provações e foi aprovado para tornar-se governador do Egito e alimentar o povo de Deus na grande fome que assolou a terra.

Não pense você que se encontra na posição privilegiada em que está por suas próprias mãos, foi Deus quem te colocou aí, para que você seja instrumento nas mãos dele.

São varias as oportunidades para se falar do amor de Deus. No comércio, no presídio, dentro do taxi, num shopping... Não seja omisso, aproveite as oportunidades para falar do amor de Deus, para levar o evangelho da salvação, para profetizar vida.

Pr. Jorge Linhares

Onde Jesus está há paz e cura...


Marcos 2.1-12

Este texto relata o sofrimento de um homem paralítico que tinha bons amigos e estes vendo seu sofrimento o levaram à presença de Jesus. Existem muitas pessoas rindo por fora e sofrendo por dentro.

Jesus estava na casa de Pedro em Cafarnaum e onde Ele estava havia paz, cura, alegria, porque Ele estava lá dentro. Mas do lado de fora havia tumulto, doença, tristeza, paralisia, desânimo.

Jesus dentro da nossa casa é prenuncio de paz, do lado de fora é complicação, turbulência. Existem pessoas acreditando que o sucesso da vida com Cristo é a ausência de problemas, quando na verdade é a forma como reagimos a eles. O sol e a chuva vêem sobre justos e injustos, mas quando Jesus está dentro de nós temos paz e a palavra paz significa tranqüilidade de mente diante da adversidade.

“O Senhor dos exércitos está conosco, aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.” Sl 46.1

Muitas vezes até mesmo dentro da igreja há falta de comunhão, de unidade, porque Jesus não está ali. Quando Jesus subiu aos céus disse: “Deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou.”

Por que Jesus nos deixou sua paz?
Porque no mundo podemos passar por aflições, dores, decepções, mas Cristo nos deixou a sua paz. Quando Ele está dentro de nós, existe tranqüilidade no meio da tempestade.

A Bíblia diz que esses quatro amigos ficaram sabendo que Jesus passaria por Cafarnaum e tiveram a idéia de levar o amigo paralitico até Ele. Existirão pessoas que você terá que carregar e levar onde Jesus está. Pode ser um vizinho, um amigo, um filho, alguém enfermo que precisa que você a leve até Jesus.

Fale de Jesus para o seu colega de trabalho, de faculdade, para o seu vizinho. Segure uma ponta da maca.

Não se silencie. Os países árabes se revoltaram contra os seus ditadores. Revolte-se contra o pecado, contra as injustiças. Cristianismo não é sinônimo apenas de sucesso, temos que levar os doentes, os paralíticos, os opressos à Jesus.

Quando esses amigos chegaram à casa onde Jesus se encontrava não puderam entrar, pois havia uma grande multidão. Eles tiveram muito trabalho para levar aquele homem enfermo até Jesus. O esforço daqueles homens deve ter causado incomodo nos presentes, mas Jesus não se importou porque eles levavam o homem enfermo à cura.
Aqueles amigos miraram o local certo onde Jesus estava. Talvez você tenha falado de Jesus pra alguém e essa pessoa não aceitou o evangelho. Não desista, faça um esforço maior para que essa pessoa seja perdoada e carregue sua própria cama.

Jesus não pode sair jamais das nossas vidas, porque onde ele está há paz, a alegria, há regozijo, há salvação.

Pr. Jorge Linhares

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Fome





Me rendo aos Teus pés.
Me prostro a quem Tu és.

Jesus, meu coração
vive por Ti.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Limites - Até onde posso ir?



Existem limites que os homens são obrigados a obedecer. Isto foi definido pelo próprio Deus, ali no Jardim do Edem. Nestas páginas você aprenderá o porque de tantas disciplinas e correções aplicadas por Deus naqueles que não obedeceram os limites.

domingo, 13 de novembro de 2011

O Poder da Aliança...




Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis;
batei, e abrir-se-vos-á.

Mateus 7:7

Como Deus te vê



Nós precisamos ter a visão de Deus. Temos de nos enxergar como pessoas preciosas ao Senhor.
Contudo, para que passemos a nos ver como Deus nos vê, é necessário que tomemos algumas atitudes.



Adquira outros Títulos http://www.editoragetsemani.com.br/

sábado, 12 de novembro de 2011

Diferenças Entre Homem e Mulher


Existe uma enorme diferença entre o homem e a mulher


O contínuo reconhecimento e aprendizado destas diferenças ajudam o casal a descobrir novas maneiras de melhorar o relacionamento. Entender estas diferenças resolve muitas frustrações causadas pelo desconhecimento do sexo oposto. Os desentendimentos poderão ser evitados. Não somente o homem e a mulher comunicam-se diferentemente, mas eles pensam, sentem, percebem, reagem, respondem, amam, necessitam, e apreciam diferentemente. Parece até que eles falam línguas diferentes.

O homem é um ser racional e a mulher um ser emocional. Isto não significa dizer que as mulheres são menos inteligentes do que os homens; apenas que os homens pensam e agem diferente. Está provado que elas são tão inteligentes ou mais que os homens. Da mesma forma, não quer dizer que os homens são seres sem emoções. O homem é um ser emocional tanto quanto a mulher, mas, na maioria das vezes, é a razão quem guia suas atitudes. Logo, a mulher é um ser racional tanto quanto o homem, mas na maioria das vezes, permite que as emoções a controlem.

Veja alguns exemplos:

O bebê de dois meses chora intensamente por três dias; cólicas terríveis fazem o coitadinho se contorcer de dor. A mãe, desesperada, anda pra lá e pra cá, balançando a criança; ela já tentou de tudo, mas nada parece surtir efeito. O pai dorme o sono dos justos. A mulher não consegue entender como o marido pode dormir desta maneira; chateada, ela diz para si mesma: “ele não me ama, nem liga para o filho; como pode roncar tão profundamente e me deixar sozinha com o menino?”

Neste caso, a atitude do homem nada tem a ver com amor. Ele simplesmente racionalizou a questão. “Minha mulher está cuidando da criança; ela sabe cuidar muito melhor do que eu; não há nada que eu possa fazer para ajudar; ela já está acordada e eu tenho que levantar cedo; portanto, vou descansar! Qualquer coisa que acontecer, ela vai me chamar”.

Suponha que aconteça diferente. O homem, penalizado, se oferece para ficar com o neném. Diz ele, “já faz duas noites que você não dorme; querida, nesta noite eu fico com o Juninho”. A esposa concorda duvidosa, deita remexendo-se na cama. Sem conciliar o sono, pois não consegue ficar tranqüila com o choro da criança, nem confiar nos cuidados do marido; pensa consigo mesma: “Coitadinho do João, lá sozinho com o bebê, vou lhe fazer companhia”.João, no mesmo instante que a vê, lhe entrega o Juninho aliviado, corre para a cama e dorme como uma criança. Novamente, as atitudes neste caso nada têm a ver com amor ou irresponsabilidade; simplesmente o homem e a mulher são diferentes.

Uma outra diferença é quanto ao estímulo sexual. O homem é estimulado principalmente pela vista. Apenas um olhar é suficiente para que tudo comece a acontecer. Como a terra nunca se farta de água, o fogo nunca se farta de queimar e a morte que nunca se farta de matar, assim são os olhos de um homem que nunca se fartam de olhar. Enquanto o olhar é o principal “gatilho” iniciador do processo sexual no homem, a mulher é estimulada por várias maneiras.Primeiramente, ela é estimulada pelo tato. Ela precisa ser tocada e acariciada; para ela não basta ver.

Além do tato, a mulher é estimulada pelo ouvir: uma palavra de carinho faz com que a mulher comece a pensar na possibilidade da relação sexual. Existem algumas frases que a mulher jamais se cansa de ouvir: “Você está linda! Esta roupa ótima em você! Seu cabelo desse jeito me deixa doidão! Eu te amo!” Ela é movida por elogios. Pelo ouvir, o processo que a levará à entrega e à relação sexual se inicia. Do mesmo modo, palavras e frases agressivas devem ser abandonadas no relacionamento a dois. “A pior coisa que fiz foi casar com você! Maldita hora em que me casei! Você é igualzinha à sua mãe!“ Frases como estas, agridem e criam barreiras, muitas vezes, intransponíveis.

Outro importante fator no estímulo sexual é o meio ambiente. O homem, na maioria das vezes, não se importa quanto ao lugar ou hora. Ele quer e pronto. A mulher, por sua vez, é influenciada pelo meio ambiente: Luz de velas ou abajur, cortinas, flores, música, lençóis macios e limpos, barba feita e banho tomado, camisolas, pijamas e porta fechada são alguns fatores que influenciarão positivamente ou negativamente a mulher.

Como um ser emocional, a mulher é também estimulada pelas emoções. Para ela, não basta apenas receber um beijo interessado no fim do dia ou um elogio mecânico e programado. Ela precisa estar completamente bem emocionalmente para que a relação tenha a sua participação efetiva. As ansiedades provocadas pelos filhos, por um marido alheio e insensível, pela solidão do dia a dia dentro de casa e as pressões financeiras, criam barreiras emocionais terríveis na relação sexual. Depois de anos de opressão psicológica, abuso, silêncio, amargura e tirania, a frigidez pode tornar-se crônica.

O tempo também é um fator de diferenciamento entre homem e mulher. Para o homem, a relação se inicia imediatamente. O tempo é agora! Para a mulher, a relação que vai acontecer à noite se inicia pela manhã. A relação sexual da mulher não começa quando ela vai para a cama.

Na mulher, a preocupação ainda se manifesta de forma diferente. A mãe quer saber do bem estar dos filhos. Ao telefonar ou questionar ela diz: “Vocês estão bem, almoçaram direito ou comeram sanduíches; estão se cuidando, têm dinheiro?” O pai, por sua vez, não se preocupa se os filhos “estão bem”; sua preocupação é se os filhos estão prontos para a vida. “Vocês pagaram as contas, tiraram boas notas na escola, estão trabalhando ou dormindo o dia inteiro?” Estas, comumente, são as perguntas do pai, muito mais preocupado em fazer dos filhos “homens”, do que saber se eles estão se sentindo felizes.

Muitas são as diferenças entre homem e mulher. Problemas podem ser evitados e resolvidos simplesmente conhecendo estas diferenças. Assim, cobranças serão abandonadas pelo entendimento das razões que fazem de cada pessoa agir como age. Na maioria das vezes, elas não são movidas pela desconsideração ou o desejo gratuito de ferir, mas sim pelas diferenças que existem em cada pessoa.

O diálogo e compreensão dão início a um amor maduro, que cresce sobre sólidas e saudáveis bases. Como resultado acontece um profundo entendimento, que abrirá as portas para uma entrega sem reservas, experimentando a beleza, alegria e crescente felicidade do sexo sem pecado.

Pr. Silmar Coelho

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Cristo liberta o escravo...


"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
Se o Filho, pois, vos libertar, verdadeiramente
sereis livres”
(João 8)

No tempo da escravidão, nos Estados Unidos, numa movimentada rua de certa cidade, uma multidão de pessoas concorreu para uma feira de escravos. Amarrados de pés e mãos aguardavam compradores.

No meio dos escravos, estava uma moça de olhar cabisbaixo, triste, pensando na sua condição de escrava. Um cavalheiro passou, olhou para os escravos e teve profunda compaixão por aquela escrava, que era tratada como os demais escravos, feito animais. Na hora dos lances, o cavalheiro ofereceu o dobro. O leiloeiro bateu o martelo, estava livre, podia gozar de sua liberdade.

Soltaram a escrava e o seu libertador disse-lhe: “Acompanhe-me”. Com raiva, ela cuspiu na cara do seu benfeitor. Ele tirou o lenço do bolso, limpou a cusparada. Terminou a parte burocrática. Pegou os documentos e deu à jovem. Era a carta de alforria. A escrava estava livre. Com aqueles papéis ninguém conseguiria mais escravizá-la.

Com os documentos na mão, dizia quase sem parar: “O senhor me comprou para me libertar?” Estava livre. Aquele homem comprou a libertação da jovem escrava. Poderia gozar de sua liberdade. A nossa escravidão, imposta pelo diabo, é muito mais grave do que a escravidão daquela jovem negra. Estávamos nos grilhões do diabo. Comumente, ele nos levava pelo caminho do cigarro, das drogas, da prostituição, do furto e do crime. E esses pecados se refletiam em nossa família, nossos filhos, nosso trabalho. No cabresto do diabo, ele nos levava por esses caminhos de sombras, de desilusão, de amargura, de morte. Matou a esperança em nosso coração. Como aquele cavalheiro nos Estados Unidos pagou a libertação da jovem, Cristo pagou o preço da nossa redenção.

Ele deu a sua vida por nós, derramou o Seu sangue precioso. E esse sangue é a garantia da nossa libertação. Lemos em Efésios 1.7: “Nesse sangue temos a redenção, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça”. “Porque aprouve a Deus que nele residisse toda a plenitude e que, havendo feito pelo sangue de sua cruz, por meio dela reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus”.

Nós tínhamos com Deus uma dívida imensa, mas, quando recebemos Cristo em nosso coração, a dívida foi cancelada por Jesus na cruz. Ele apagou todos os nossos pecados. E lemos em I João 1.7: “E o sangue de Cristo, seu Filho, nos purifica de TODO pecado”. O nosso débito foi pago pelo sangue de Jesus no Calvário. O diabo encontra esse papel velho e sujo, onde estão nossos pecados, e vem nos COBRAR. Quando isso acontece, rebatemos o diabo na cara: “Tendo cancelado o escrito da divida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, REMOVEU-O inteiramente encravando na cruz” (Cl 1:14).

A carta de ALFORRIA que Jesus colocou em nossas mãos afasta e envergonha o diabo.

Sim, é verdade que tínhamos com Deus um débito tão grande, tão grande que jamais poderíamos pagar, mas Jesus cancelou tudo, quando deu a sua vida por nós na cruz do Calvário. Está PAGO, está PAGO, nada devemos ao diabo. Ergamos, portanto, nossa carta de Alforria e gozemos a liberdade que Cristo nos deu.

Pr. Enéas Tognini

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A Viúva...

Ora uma dentre as mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu,
dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo
temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para levar-me
os meus dois filhos para serem escravos.
2 Reis 4:1














quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Stronger...



Existe um Amor
que veio até nós
humilhado na cruz de um pecador
você tirou a minha vergonha e meu pecado
você renasceu novamente vitorioso

Sem começo e sem final
Você é a minha esperança e a minha defesa
Você veio para buscar e salvar o perdido
Você pagou tudo naquela cruz

terça-feira, 8 de novembro de 2011

John R. W. Stott


John Robert Walmsley Stott, CBE (27 de abril de 1921) é um líder Anglicano britânico que é conhecido com uma das grandes lideranças mundiais evangélicas.

Serve como Presidente da Igreja All Souls em Londres desde 1950. Estudou na Trinity College Cambrigde, onde se formou em primeiro lugar da classe tanto em francês como em teologia, e é Doutor honorário por varias universidades, na Inglaterra, nos Estados Unidos e no Canadá.

Uma de suas maiores contribuições internacionais são os seus livros. John Stott começou sua carreira como escritor em 1954 e já escreveu mais de 40 títulos e centenas de artigos, além de outras contribuições à literatura cristã.

A sua obra mais importante, Cristianismo Básico, vendeu mais de 2 bilhões de cópias e já foi traduzido para mais de 60 línguas. Billy Graham chamou John Stott de "o mais respeitável clérigo no mundo hoje".

O renomado evangelista e escritor Dr. John R.W. Stott, aos 86 anos, comunicou formalmente sua retirada do ministério público durante a Convenção Keswick em 17 de julho, no Reino Unido. Os trabalhos do John Stott Ministries continuarão sob a liderança do Dr. Chris Wright. É autor de várias obras.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Breathe 14 - Rob Bell (Legendado)

Com tudo o que temos que fazer todos os dias, quantos de nós já pensou em nossa respiração, sobre o significado da respiração? No entanto, há milhares de anos, as pessoas têm entendido que a nossa respiração física é um retrato de uma realidade espiritual mais profunda. Na Bíblia, a palavra "sopro" é o mesmo que a palavra "espírito". Há um dilema inerente à essência daquilo que nos torna humanos. Todos nós fomos criados à imagem de Deus e possuimos um imenso poder e força. E ao mesmo tempo, nossas vidas são incrivelmente frágeis e vulneráveis. Talvez se tivéssemos mais conhecimento sobre o significado da respiração, nós entenderiamos melhor como Deus nos criou como seres humanos.






Gostou!? Adquira o DVD em nooma.com

domingo, 6 de novembro de 2011

Por que sofremos?



Dores de parto

As palavras encontradas em Romanos 8 foram escolhidas por Paulo para descrever um mundo sujeito a catástrofes como o tsunami, que ceifou mais de 200 mil pessoas na Ásia, um dia depois do Natal de 2004. Nos meados de 2005, um terremoto ceifou dezenas de milhares de vidas, derrubando vilas inteiras em Caxemira (Paquistão e Índia). O furacão Katrina inundou milhares de casas em New Orleans e provocou a morte de mais de mil pessoas. A frase descritiva da Bíblia afirma que “a natureza criada geme até agora, como em dores de parto” (Rm 8.22).

Os sofrimentos que atingem a todos em grau mais ou menos intenso seriam uma conseqüência da maldição que toda a natureza sofreu em decorrência do pecado de Adão, que desobedeceu a ordem direta de Deus. “A criação foi submetida à inutilidade (...) por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus” (Rm 8.20 e 21).

Os cristãos, que têm os primeiros frutos do Espírito, gemem interiormente, porque os sofrimentos que atingem a humanidade em geral não poupam os filhos de Deus. Porém o sofrimento tem um significado diferente para aqueles que participam da salvação em Cristo. Os que não crêem no Evangelho não têm condições de interpretar corretamente os sofrimentos pelos quais são obrigados a passar. Parece-lhes nada mais que o azar.

O Apóstolo declara que sofrimento cristão não pode ser comparado com aquela glória que será revelada neles um dia. Esse dia da revelação da glória dos filhos será o dia de sua adoção, o dia que eles esperam ansiosamente (v. 23). A “adoção” refere-se ao dia em que, com corpos transformados para sermos iguais ao corpo de Jesus após a ressurreição, seremos eternamente isentos de sofrimento de “inutilidade”.
Para os que não crêem, os sofrimentos que afligem a vida não têm significado algum. São como acidentes que ocorrem por acaso. Como pensavam os gregos da Antiguidade, não existe nada senão o fatalismo cego. Desconhecendo o motivo que planejou o acontecimento, tudo ocorre inutilmente. A criação foi sujeita à vaidade ou futilidade por causa da rebelião do homem, que decidiu obedecer à sugestão do Diabo em vez do Criador.

Para os que crêem no único Deus Todo-poderoso e Soberano, todos os acontecimentos têm um propósito, ainda que, muitas vezes, não nos seja revelado. A “escravidão” que algema a natureza será um dia retirada. Ela será “libertada (...) para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus” (Rm 8.21). A Bíblia prediz que haverá novos céus e terra. Pedro falou no dia em que todas as coisas serão renovadas (At 3.19,21). Fomos salvos na esperança, ainda que temporariamente gememos interiormente, aguardando o dia de “adoção”. A realidade da fé nos permite olhar para um futuro glorioso, além dos sofrimentos desta vida. O tempo presente representa as “dores de parto” à luz da esperança maravilhosa do futuro.

Se cremos na soberania de Deus, podemos contar com o Espírito para nos orientar na oração. Facilmente, o cristão poderia pensar que Deus abandonou a criação, que está fora de controle pela maneira como os sofrimentos desta vida alcançam os que parecem não merecê-los. Mas quem diria que a mãe grávida merece passar pelas dores de parto? Ela entende de antemão que essas dores são o caminho pelo qual tem de passar para ganhar a recompensa incomparável de um filho. Assim, o Apóstolo afirma que os sofrimentos do tempo presente não devem ser comparados com a glória que será revelada.

A gloriosa confiança dos remidos está enraizada no que eles sabem, isto é, que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que O amam e são chamados segundo o Seu propósito (v. 28). Os sofrimentos desta vida são utilizados por Deus para cumprir o Seu propósito, o que somente pode ser bom.

A soberania e amor de Deus são o bálsamo do cristão. Pela fé, esperamos o mundo futuro invisível que substituirá a amaldiçoada natureza fadada a perecer para dar luz aos novos céus e terra. A terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar (Hc 2.14). As dores de parto terminarão na gloriosa revelação dos filhos de Deus, quando Jesus Cristo voltar e destruir todos os inimigos, inclusive o último que é a morte. Maranatha!

Russell Shedd é PhD em Teologia do Novo Testamento e doutor em Divindade.

Extraído do site: www.revistaenfoque.com.br/

sábado, 5 de novembro de 2011

Dia perfeito...




Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora
que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

Proverbios 4:18

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Temos que ser um...



"Um novo mandamento lhes dou:
Amem-se uns aos outros.

Como eu os amei,
vocês devem amar-se uns aos outros."

João 13:34


Temos que ser um
Como o Pai em Cristo é
Temos que ser um

Pra que o mundo creia que o Pai O enviou
Temos que ser um

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Como distingui-la?



A voz de Deus

“Deus me falou”, uma frase repetida freqüentemente, deveria fornecer a última palavra sobre qualquer decisão ou assunto. Se Deus falou, está falado! A experiência confirma que não é bem assim. Ocorre muitas vezes que aqueles que afirmam que Deus falou para eles declaram depois que Ele falou outra coisa, contrária à direção anterior. A voz de Deus facilmente se confunde com a voz do ouvinte ou de um espírito qualquer. Essa é a razão pela qual João adverte contra simplesmente dar crédito a todo “espírito”. Ordena que os líderes examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, “porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo” (1 Jo 4.1, NVI).

A.W. Tozer recomenda não encarar as Escrituras como alguma “coisa” que você pode torcer de acordo com a conveniência da hora. “A Bíblia é mais do que uma coisa; ela é uma voz, a verdadeira Palavra do Deus vivo.” Os evangélicos, quase sem exceção, concordariam.

Tão perigoso deve ser imaginar que se ouviu a voz de Deus, que cristãos sábios tomam cuidados para confirmar que o que foi ouvido tenha respaldo nas Sagradas Letras.
Outros mais tradicionais rejeitam qualquer voz viva hoje, preferindo confiar somente na Palavra escrita para receber orientação do Senhor. Cristãos carismáticos crêem firmemente em profecias e línguas que, uma vez entendidas pelo dom de interpretação, comunicam a voz de Deus, Muitos cristãos tradicionais ficam convencidos de terem recebido um chamado para ministério pastoral ou para servir no campo missionário. Mas, se indagarmos como receberam essa informação sobre o propósito de Deus para as suas vidas, respondem que o Senhor mesmo falou com eles. Por isso, é necessário distinguirmos entre o infalível e o falível, entre sugestões ou “vozes” na cabeça e a Palavra eterna de Deus.

A Bíblia é totalmente confiável. Foi inspirada por Deus e, portanto, é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça (2 Tm 3.16). Todos os evangélicos aceitam essa realidade. Problemas surgem quando se procura orientação sobre decisões entre caminhos igualmente endossados pelas Escrituras. Qual seria a vontade de Deus relativa `a escolha para o casamento entre dois jovens, ambos cristãos comprometidos ou entre duas carreiras, ambas úteis para o serviço do Reino? É comum “ouvir a voz de Deus” que nos orienta na direção de nossos desejos pessoais. Será que Deus sempre escolhe para nós uma vida mais prazerosa, mais confortável e mais próspera?

Segundo o relato de Lucas em Atos, a orientação de Deus para seus servos Barnabé e Paulo de Tarso foi para que saíssem de Antioquia para a obra para a qual Deus os tinha chamado. Essa obra trouxe para Paulo muito trabalho, açoites, prisões, naufrágios, apedrejamento e, no fim, decapitação. Certamente, Deus não falou sempre de acordo com seus desejos pessoais.

Outra maneira pela qual se pode confundir a “voz de Deus” e o desejo do próprio coração ocorre na prática de ler um trecho histórico da Bíblia e concluir que, da mesma maneira que Deus agiu na antiguidade, agirá novamente. Como exemplo, pense no caso de Gideão. Colocou uma porção de lã na eira. Se o orvalho molhasse apenas a lã, ele teria certeza de que Deus libertaria Israel. Se ocorresse o contrário, ele teria dupla certeza de que a libertação de Deus viria. Não podemos ter certeza de que, usando o mesmo método, Deus tambeem repetirá os milagres. Ele não tem nenhuma obrigação de nos dirigir tal como fez no passado.

George Muller, usado por Deus para cuidar de 9.500 órfãos, repassar milhões de libras para missões transculturais e publicar milhões de Bíblias e porções dela, também precisava ter certeza de que Deus estava dirigindo-o. Quando percebeu a necessidade de construir mais um prédio para abrigar os órfãos, orou buscando essa orientação durante seis meses. Se Deus estava garantindo o sucesso do empreendimento. Começaria a construção mesmo sem ter uma moeda no caixa.

Buscar a orientação de Deus é não somente positivo, mas imprescindível. Um grande perigo jaz nas decisões tomadas depois de se ouvir uma voz na cabeça ou sentir uma inclinação sem respaldo bíblico.

Russel Shedd

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ele se responsabilizou por nosso futuro


Andando com Jesus


Moisés declarou: “Se não fores conosco, não nos envies”. O Senhor falou: “Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso” (Êx 33.15,14). A vida cristã também pode ser comparada a uma caminhada em comunhão com Deus. Iniciamos nossa vida com Cristo quando Ele nos convence de que não estamos sozinhos e que, ao render-nos a Ele, não pertencemos mais a nós mesmos. Pela fé cedemos nossos direitos para quem nos ama mais do que nós nos amamos. Pela fé entendemos que Ele está conosco e que daí para a frente nunca ficaremos fora da comunhão com Aquele que assumiu a responsabilidade pelo nosso futuro.

Em outras palavras, começamos a “andar” com Deus no momento em que Ele se torna nosso Senhor. Enoque andou com Deus. Conseqüentemente, foi arrebatado. Hebreus diz que pela fé ele agradou a Deus, “pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (11.5,6 – NVI). Andar com Ele, portanto, quer dizer agradá-lo pela busca.

O erro quase universalmente praticado consiste em buscar a vontade de Deus como se imediatamente Ele fosse nos deixar descobrir o que devemos fazer. Desejamos conhecer a vontade de Deus porque temos a convicção de que cumprir essa vontade há de nos recompensar com sucesso, manifestações de favor e graça especial. Moisés e Enoque entenderam que deveriam simplesmente andar com Ele, que a vontade máxima dEle seria nossa comunhão alegre e contínua no processo de caminhar com Ele.

Se for verdade que Ele nunca nos abandonará nem nos deixará (Hb 13.5), por que tememos errar o caminho? Ele é Deus, portanto, não pode se perder, nem tomar um caminho errado. Quem anda com Ele também não se perderá. Raras pessoas cristãs primeiramente buscam ao Senhor para conhecer a preferência dEle para, em seguida, pedir-lhe a bênção.

Jesus prometeu que não deixaria os discípulos órfãos; voltaria para eles (Jo 14.18). Ao mandar os discípulos irem por todo o mundo, fazendo outros discípulos e ensinando tudo o que Ele mesmo os ensinara, acrescentou que estaria sempre com eles, até o fim dos tempos. Se acreditamos nessa promessa, há uma firme garantia de que qualquer sentimento de abandono não passa de incredulidade em Sua palavra ou, possivelmente, que estamos nos desviando do caminho para o pecado.

Alguém poderia perguntar: quais são as atitudes fundamentais necessárias para andar com Deus? Não tenho uma fórmula completa e infalível, mas creio que algumas prioridades são imprescindíveis.

1) Nunca se deve questionar a sabedoria e o poder de Deus. “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam e são chamados de acordo com seu propósito”.

2) Nunca se deve duvidar de que o caminho de Deus, perfeitamente assinalado em Sua Palavra, é melhor que outro que parece preferível. Ele deseja o meu bem, sempre.

3) Nunca se deve tentar desviar dos trechos mais acidentados do caminho, íngremes ou sinuosos. Jesus disse que o caminho largo conduz à perdição!

4) Nunca se deve tentar andar sozinho. Em vez disso, devemos buscar companheiros de viagem que, conosco, sigam junto ao Mestre. “É melhor ter companhia do que estar sozinho”, diz o sábio. “Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se” (Ec 4.9,10).

5) Nunca se deve desprezar aqueles seguidores que, como Enoque e Moisés, refletem a glória do Senhor nos seus rostos.

6) Nunca se deve tentar esconder os passos dos que andam errantes, sem bússola, ou que carecem da capacidade de reconhecer o caminho do Senhor. Estes, quando desenvolvem suas habilidades de buscar e andar com Deus, poderão um dia ser resgatados da valeta em que caíram por descuido ou ignorância.

7) Nunca se deve gabar-se do sucesso de andar com Deus. Efetivamente, o caminho é dEle, não nosso.

Deus é supremamente bom!
Aquele a quem seus filhos devem amar e em quem devem confiar incondicionalmente, sem o menor temor de que a realidade possa ficar aquém do desejo do coração, assim pensou Wm. Huntington (Refrigério para a Alma, Shedd Publicações, p. 15).

Uma vez convicto dessa estupenda realidade, caminhar com Ele se torna a mais pura alegria. “Porque a alegria do Senhor é nossa força” (Ne 8.10). David Brainerd disse, ao falecer com apenas vinte nove anos de idade: “Não teria vivido a minha vida de modo diferente do que vivi por nada neste mundo!“

Russel Shedd

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...