quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A alegria não depende das circunstâncias



“Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez vos digo, alegrai-vos.” Fp 4.4 


Você é uma pessoa alegre?

Sua esposa pode garantir que você é um homem feliz e vice versa? Seus filhos podem dizer que você é feliz, seus pais, seus vizinhos, os membros da sua igreja podem dizer isso a seu respeito?

Quando Paulo escreveu essas linhas, ele estava preso, com o pé na sepultura. Há três verdades aqui:

- A alegria é uma ordem de Deus

Alegria é um verbo, não é um substantivo, de tal maneira que você não tem o direito de ser uma pessoa triste. A alegria é uma ordem de Deus.

O fruto do Espírito é a alegria e a ordem é Alegrai-vos.

O que Paulo diz: “Alegrai-vos SEMPRE!” o que significa isso? A alegria do cristão além de ser imperativa é ultra circunstancial. O desafio é ser uma pessoa feliz independente das circunstancias adversas. Se você tem Jesus você é feliz, se você não tem Jesus não é feliz.

Porém nem todos os crentes salvos usufruem dessa alegria. Basta olhar para alguns crentes que têm uma áurea de tristeza nos seus semblantes.

Talvez sua alma foi saqueada, sua família foi roubada, mas Deus pode restituir a alegria a você. A grande pergunta é: quais são os ladroes que estão roubando sua alegria?

As circunstâncias da vida são o primeiro ladrão de alegria

Porque elas acontecem independentemente da nossa vida. Muitas vezes elas chegam de súbito e transformam nossa vida de cabeça para baixo. Pode ser uma perda financeira, uma decepção amorosa, uma traição, um fato que pode desmoronar seu mundo emocional. Se não tomarmos cuidado, essas circunstâncias mudam a nossa vida.

Quando Paulo diz que as circunstancias que aconteceram contribuíram para o progresso do evangelho, ele poderia fazer uma síntese do que lhe acontecera: preso, ultrajado, acusado, enfrentou um naufrágio, foi picado por uma cobra, etc. Paulo sabia que Deus estava no controle de sua vida.

Porque ele estava preso:

- as igrejas foram encorajadas a pregar

- foi encorajado a evangelizar a guarda de elite do imperador romano

Em três turnos por dia, Paulo evangelizava essa guarda. E ao fim de dois anos ele evangelizou a toda guarda pretoriana.

- ele não podia visitar as igrejas

Sendo assim ele começou escrever as cartas às igrejas. Se ele não fosse preso talvez não teríamos essas preciosidades bíblicas. Não permita que as circunstâncias roubem sua alegria.

O segundo ladrão de alegria são as pessoas – Fp 2.3-5

As pessoas nos entristecem mais que as coisas porque as pessoas nos decepcionam. Por isso precisamos do perdão que é lembrar sem sentir dor. CS Lews diz que é mais fácil falar sobre perdão do que perdoar. O perdão cura, o perdão liberta, o perdão restaura. Se você não perdoar, você não pode orar, adoece emocionalmente, espiritualmente, fisicamente.

O Senhor nos perdoou uma divida impagável e deu seu filho por nós. Você nunca pode dizer que não pode perdoar alguém, porque a Bíblia nos ensina a perdoar assim como Deus em Cristo nos perdoou. Não guarde pendencias no seu coração.

Terceiro ladrão de alegria é a preocupação com dinheiro – Fp 3-.19

Já discutiu com seu marido, por causa de dinheiro? 
Já perdeu noite de sono por causa de dinheiro? 

As pessoas sempre brigam por causa de dinheiro e o dinheiro é um dos principais motivos de divorcio. Existem pessoas sacrificando relacionamentos por causa de dinheiro. Geralmente essas pessoas só se preocupam com coisas terrenas. Não podemos mais valorizar as coisas do que as pessoas.

Consumismo é o que você compra, com o dinheiro que você não tem para impressionar as pessoas que você não conhece. Isso porque as pessoas são extremamente preocupadas com coisas, e o dinheiro em si não traz felicidade a alguém.

Quantas vezes deixamos de vivenciar o melhor da vida porque estamos como loucos desesperados atrás de coisas. As pessoas tentam preencher o vazio com coisas, quando só o Senhor Jesus pode preenche-lo.

Quarto ladrão de alegria é a ansiedade – Fp 4.6 e 7

Você conhece alguém ansioso? 

A ansiedade atinge mal e ricos, crentes e descrentes, pobres e ricos. É o mal do século. A revista Veja fez uma pesquisa há algum tempo atrás no que se refere a ansiedade das crianças e descobriu que é porque as crianças gostam de desenhos e filmes de ação. Pare um momento para ver um filme desses que eles veem se bobear você nem dorme de noite.

Aliás, nem dá para ser criança hoje em dia, com quatro, cinco anos, elas já estão com uma mochila enorme nas costas, cheias de preocupação.

Está provado cientificamente que 70% das nossas preocupações nunca irão acontecer.

Ficamos ansiosos porque duvidamos que Deus é suficientemente bondoso e amoroso para cuidar da nossa vida.

Qual o remédio para a ansiedade: “Não andeis ansiosos por coisa alguma, em tudo, porém, sejam conhecidos diante de Deus, os vossos pedidos, com oração, suplica e ações de graças.” Fp 4.6

Cure a ansiedade louvando ao Senhor, dirija a Ele louvores. O maior problema da igreja é que ela não pensa no tamanho do Deus Todo Poderoso. O Criador do Universo, aquele que criou as estrelas e não apenas as criou mas sabe o nome de cada uma delas.

Quando adoramos a Deus, pedimos a Deus e damos graças a Deus a ansiedade tem que bater em retirada. A ansiedade é um pensamento errado e um sentimento errado.

O apóstolo Paulo sabia que a alegria deve ser incircunstancial por isso de dentro da prisão disse: “Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez vos digo, alegrai-vos.”

Você é uma pessoa feliz?

Pr. Hernandes Dias Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...