quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Todos nós podemos ter cisternas na vida...




Para sair delas, olhe para o alto

Não tente sair da cisterna sozinho,
a única saída e esperança que você pode ter só pode vir do alto.

Ref: Jeremias 38.1-13.

O texto de Jeremias 38 é um trecho que estabelece um momento histórico para Israel. A nação estava prestes a ficar debaixo do domínio de Nabucodonosor. Muitos jovens futuramente seriam levados à Babilônia para serem escravos naquele país, segundo o livro de Daniel. Dentro desse contexto Jeremias aparece com uma palavra de confrontação.

A responsabilidade daquele que é boca de Deus é anunciar o que Deus nos confidencia. Quando Deus manda falar, o profeta tem que falar. A palavra de Jeremias foi muito dura, ele não trouxe uma palavra de vitória. Ele disse que todos seriam levados cativos e que não deveriam tentar lutar, porque se assim o fizessem morreriam.

Os príncipes de Jerusalém ficaram enfurecidos. Muitas pessoas ao ouvirem a verdade ficam ofendidas.

E impossível andar na contramão do que Deus quer que sejamos e sermos alvo das bênçãos do Senhor. Existem pessoas que não gostam de ouvir que estão no pecado e que o Senhor não poderá abençoá-las enquanto estiverem no erro.

Não baseie sua vida em promessas que não são o que Deus disse a você. No verso 3, Jeremias diz que infalivelmente aconteceria o que Ele disse.

No versículo 6, o jogaram numa cisterna. Uma cisterna é usada para acondicionar água de chuva. Para os hebreus as cisternas eram usadas para punição, castigo e morte para alguns. Quando Ebede Meleque ouve falar da situação de Jeremias, ele disse ao rei que ali, Jeremias morreria de fome.

Todos nós já caímos em alguma cisterna e muitas vezes caímos nelas sem termos feito por merecer. Não há explicação lógica para alguns momentos de luta e desespero. Ninguém sonha enfiar a cabeça dentro de um buraco com lama.

Quando caímos dentro de uma cisterna, a primeira pergunta que fazemos geralmente é: “O que fiz de errado?” os problemas da vida são inerentes a quem está vivo. Ref: João 9. “Nem ele pecou, nem seus pais, mas para que se manifeste a glória de Deus.”

Parafraseando: "No mundo tereis “cisternas”. Jeremias caiu numa cisterna. José; o grande sonhador, aquele que um dia foi governador do Egito, caiu numa cisterna.

Porém existem cisternas que nós mesmos cavamos. Para alguns é a cisterna da vida financeira, existem pessoas atoladas no cartão de crédito. Outras estão mergulhadas na cisterna do conflito conjugal, no qual impera o desrespeito.

O perigo de se viver numa cisterna é achar que ainda dá pé na cisterna e esquecer que um abismo chama outro abismo. Existem muitos casamentos dentro de cisterna e não há lugar para o perdão.

Olhando por outro angulo, a cisterna também nos ajuda a ter uma visão diferente. Dentro dela o único lugar que se pode olhar e ter perspectiva é para o alto. As cisternas nos ajudam a olhar mais pra Deus. Sl 121.1.

Não tente sair da cisterna sozinho, a única saída e esperança que você pode ter só pode vir do alto. A cisterna tem saída sim, mas precisamos olhar pra cima.

Dentro da cisterna, podemos ter a oportunidade de analisar a atual situação. Tem gente que está atolada, mas faz banca que está por cima. Não viva de aparência. A primeira atitude para ser curado é entender que é preciso reconhecer o estado atual.

Na cisterna podemos descobrir quem se importa conosco de verdade. Quando estamos atolados até o pescoço identificamos quem realmente se importa conosco. “Em todo o tempo ama o amigo, mas na angustia se conhece o irmão.” Na hora da angustia, forjamos os melhores amigos.

Ebede Emeleque se importou com a dor do próximo. Ele não teve o discurso: “Bem feito, foi pecado.”

“Ouviu Ebebe Emeleque, que tinham metido Jeremias na cisterna.” VS 7. Graças a Deus que existem pessoas que se preocupam e estendem as mãos.

Quantas pessoas você tem ouvido que tem passado por luta e você não tem feito nada? Isso é pecado. O papel da igreja é estender as mãos ao pobre e ao necessitado, a quem precisa de ajuda.

Ebede Meleque pleiteou a causa de Jeremias. “Ama o teu próximo como a ti mesmo.” Ebede Meleque não foi sozinho, mas arrumou pessoas para ajudá-lo. Há um poder de mobilização em cada um de nós, você sabia disso?

Existem muitas coisas que pensamos que não irá ajudar ninguém, mas que pode abençoar a vida de uma pessoa. Já reparou naquele agasalho que você não usa mais, ele pode aquecer alguém. Ebede Meleque fez uma ‘Teresa’ para tirar Jeremias da cisterna. O evangelho é isso: ajudar uns aos outros, entretanto tem gente que não quer ser ajudada.

“Põe estas cordas nas axilas...” Jr 38.12. Com esse versículo aprendemos que se não quisermos ser ajudados, ninguém poderá nos ajudar. Aceite o socorro, não seja orgulhoso.
Há 2.000 anos, toda a humanidade estava numa cisterna cheia de lama, de pecado e Deus enviou seu próprio filho que nos vê em meio a decepção, vergonha, medo. Assim como Ebede Meleque, Ele estende sua mão e nos disse: “Ouvi falar do seu pecado, da sua luta, ouvi o teu clamor e quero te tirar desse buraco, então segure minha mão.”

Pr. Flávio Valvassouras - @fvalvassoura - Igreja do Nazareno em Campinas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...